quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Facas de aço e água quente




Acho que já todos nós, ouvimos alguém dizer, que a água quente estraga o fio das facas de aço. Dizem os “entendidos” que, isto ainda se agrava mais se a faca for lavada na máquina de lavar loiça.

Nós, aqui no Piratices, como cada um de nós tem um cérebro, e gostamos de discordar das opiniões dos outros, resolvemos por este mito à prova e inaugurar uma nova secção. Trata-se da versão alentejana dos Mythbusters, os Pórra-Mitos.







Neste teste vamos usar uma Spyderco Delica 4 acabada de afiar. A lamina desta faca é construída a partir de aço VG10 na cidade de Seki, no Japão.

Este canivete corta facilmente papel e pelo, como podem comprovar pelas imagens seguintes.

Em seguida, vamos colocar a faca na máquina de lavar loiça, executar o programa normal e, repetir os testes no final do programa para ver se notamos alguma diferença na capacidade de corte.



















Como podem reparar pelas imagens no vídeo acima, não se nota nenhuma diferença pratica na capacidade de corte desta navalha, podendo concluir-se que este mito não corresponde à realidade, ou seja, este mito foi porrado.

Dito isto importa referir que a maquina de lavar loiça não é indicada para lavar facas de qualidade, pois, na maior parte dos casos, depois do programa terminar ainda deixamos passar bastante tempo até retirarmos a loiça da maquina, o que pode permitir a formação de manchas de oxidação no aço das facas. Isto ainda é mais grave se se tratar uma uma faca em aço carbónico.

Importa referir também que uma faca não é o melhor instrumento para fazer a depilação nem para fatiar papel.

E lembrem-se, não se deixem apanhar!



Sem comentários:

Enviar um comentário